São Felipe prossegue discutindo Saneamento Básico

A comunidade São João Batista, na Linha 45, sediou nesta quarta-feira dia 21, a terceira Audiência Pública, discutindo a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para o município de São Felipe d’Oeste.
Como ocorreu nas audiências anteriores, realizadas nos setores 1 e 2, (São Felipe e Novo Paraíso), técnicos do IFRO, representante da FUNASA e integrantes dos comitês Executivo e de Coordenação encabeçaram as atividades, com franco apoio popular.
Na comunidade São João, na sede de São Felipe e no Distrito de Novo Paraíso, a Audiência Pública serviu para nortear as ações e, com a efetiva participação da sociedade, foram identificadas as principais necessidades. Desta forma, foi fechada a primeira reunião setorizada.
O trabalho continua e a próxima etapa compreende a apresentação do diagnóstico, coleta de dados e informações, a segunda reunião setorizada, englobando São Felipe, Novo Paraíso e comunidade São João. Essas atividades estão previstas para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de outubro, nos três setores, com a sequência anterior.
Depois disso, vem a chamada terceira reunião setorizada, com intuito de apresentação dos trabalhos referentes ao prognóstico e eleição dos representantes que comporão o Conselho Municipal de Saneamento Básico. Em princípio, essa atividade está programada para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de novembro, também nos três setores, começando pela cidade.
A Audiência Pública e a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico está prevista para ser realizada no dia 15 de dezembro deste ano, às 19 horas, na Câmara Municipal de São Felipe d’Oeste.
IFRO: Os representantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) que estão atuando pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em São Felipe são: Thiago Emanuel Possimoser F. Nascimento, Pesquisador Profissional de Engenharia; Tânia Olinda Lima, Pesquisadora Profissional de Estudos Sociais; Ávilyn Bárbara Garcia Lopes, Pesquisadora em Comunicação.
SAIBA MAIS: São Felipe d’Oeste apresenta 16,2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 36,7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 4,2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
No ano de 2017 a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (CAERD) abasteceu uma população total de 1357 habitantes, com 94,4% de atendimento de abastecimento de água para a população urbana, através de uma rede de 14,9 km de extensão (SNIS, 2019), o índice de perdas na distribuição foi de 49,8%. Conforme o IBGE (2017) no Censo 2010 70,6% dos domicílios fazia uso de água de poço ou nascente na propriedade.
No município no ano de 2010, 33,1% dos domicílios destinavam os resíduos para coleta e 59,9% dos domicílios faziam a queima dos resíduos (IBGE, 2017). Fonte: Projeto Saber Viver. Acesse: http://saberviver.ifro.edu.br/