Em férias, CRAS de São Felipe promove atividades em julho

Programação inclui curso de bolo e confeitaria, corte e costura, visita ao cinema, cinema de rua e atividade de campo

Diversas ações fazem parte da programação de férias do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de São Felipe d’Oeste para este mês de julho. As atividades envolvem crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos, do CRAS e da APAE local e as ações serão realizadas no período de 17 a 24 deste mês, das 13h30min às 17h30min. Na própria unidade. O CRAS faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, da Prefeitura de São Felipe d’Oeste, sob o comando da secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Rosângela Maria de Souza e do prefeito Márcio Ferreira.
A Assistente Social e coordenadora do CRAS, Roseli Aparecida Ferreira Antônio, explicou que o objetivo principal é proporcionar lazer as crianças e adolescentes de 06 a 17 anos que participam dos grupos do SCFV, oportunizando a elas a prática de atividades de lazer, esportivas, de recreação e cultural, como forma de ocupação sadia do tempo livre, visando o desenvolvimento saudável do corpo e da mente. Além disso, propiciando também o crescimento da personalidade individual.
Entre as ações propostas na programação de férias do CRAS, estão atividades lúdicas realizadas em forma de oficinas, dando oportunidade de atividades diversificadas a todos os participantes. Entre essas atividades, Roseli destaca:
OFICINA DE ESPORTES: Envolvendo atividades recreativas com bola, jogos recreativos, jogos desportivos, futebol, iniciação a voleibol e basquete.
CINEMA DE RUA: O cinema de Rua proporciona à comunidade Felipense um momento de família, pais e filhos. (Essa atividade será realizada na Praça da Cidade).
PASSEIO CULTURAL: Envolve ida ao Cinema em Cacoal, levando as crianças e adolescentes para um lazer cultural.
OFICINA DE MÚSICA: Atividades coordenadas de canto e poesia, concurso de cantos, videokê, aprendizagem com instrumentos musicais, tais como violão, teclado e outros.

CURSOS, CINEMA E AGRICULTURA FAMILIAR
O CRAS anuncia para o período de 15 a 18 deste mês o curso de Bolo e Confeitaria, que será realizado na Associação do Assentamento DA Linha 45, na propriedade de Sheila Alves. Outro curso será o de Corte e Costura, que será realizado no período de 22 a 26 deste mês, nas dependências do CRAS de São Felipe.
Na área de diversão e entretenimento, o CRAS anuncia para dia 17 a atividade Partiu Cinema, que consiste em levar crianças e adolescentes ao Cine Arte Cacoal e para dia 24, o Projeto Cinema de Rua, que será realizado na praça central, apresentando para a comunidade felipense um filme em lançamento, a partir das 17h30min, com toda estrutura montada.
Na área da Agricultura Familiar, serão desenvolvidas ações relativas ao trabalho infantil no meio rural, em uma atividade que será realizada em parceria com a Emater, no dia 26 deste mês, na propriedade de Marcos Belazzi, na Linha FA 01.

Cinema de Rua promete movimentar São Felipe
O dia 24 de julho promete ser bem movimentado em São Felipe. O projeto Cinema de Rua consiste reunir as famílias felipenses para assistir a uma sessão de cinema na praça, com filme em lançamento, a partir das 17h30min, se estendendo até às 22h.
A programação tem apoio de comerciantes, entidades e personalidades de São Felipe e região e é uma realização da Prefeitura, através da SEMAST e CRAS, com apoio das secretarias de Obras e Educação.
Roseli informa que o projeto Viva o Cinema é uma ferramenta importante de comunicação que de um lado aproxima as pessoas e de outro resgata a cidadania bem como eleva a autoestima de uma comunidade esvaída de sonhos e projetos. “Neste projeto abordamos a responsabilidade social, direitos humanos, desenvolvimento comunitário, programas educacionais, cultura, miscigenação e arte”, explica a coordenadora do CRAS.
O projeto Viva o Cinema, que será apresentado a para comunidade num espaço aberto, visa complementar a educação e desenvolver a consciência critica e ampliara os horizontes de quem hoje se encontra com menor a cesso a oportunidades culturais, de lazer e educação.