História

0 Flares 0 Flares ×

Criado pela Lei n.º 567, de 22 de junho de 1994, situado na região centro-sul do Estado, originou de um núcleo agropecuário denominado por seus fundadores com nome de santo de sua devoção. São Francisco do Guaporé Criado pela Lei n.º 644, de 276 de dezembro de 1995, fica situado no Vale do Guaporé. Surgiu de um núcleo agropecuário. O nome foi dado por seus fundadores em homenagem ao santo de sua devoção.São Felipe D´Oeste, é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 11º54`09″ sul e a uma longitude 61º30`08″ oeste, estando a uma altitude de 290 metros com uma população de aproximadamente 6.412¹ habitantes sendo, 3.288 do sexo masculino e 3.124 do sexo feminino, com 541,647 kilômetros quadrados de área. Situado na região Centro-Sul do Estado, originando-se de um núcleo agropecuário foi desmembrado do município de Pimenta Bueno.
Um município pacato e de pouco extensão geográfica, surgiu de uma invasão de terras na Fazenda São Felipe, na década de oitenta, e após muitos conflitos ocorreu a desapropriação, através do Decreto nº 88.769, de 27 de setembro de 1983, assinado pelo Presidente da República João Batista Figueiredo, que declarou a área de interesse social.
Concretizada a distribuição dos lotes, os posseiros residentes decidiram que o nome São Felipe deveria permanecer na denominação do projeto de colonização implantado no município de Pimenta Bueno.
O projeto de emancipação tramitou na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia com o nome de São Felipe D`Oeste, para diferenciar de município já existente no Estado da Bahia.
Em 22 de junho de 1994 foi criado o Município de São Felipe D`Oeste, através da Lei nº 567, assinada pelo Governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Pimenta Bueno, Gentílico: são-felipense-d`oeste. Na maioria de sua área predomina a agricultura de subsistência e pecuária com criação de gado leiteiro em pequena propriedades.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×