Projeto Independência do Brasil

Projeto Independência do Brasil

  1. IDENTIFICAÇÃO

Prefeito Municipal: Marcicrênio Ferreira da Silva

Secretário Municipal: Acir Ribeiro da Silva

Diretor da Divisão Municipal Pedagógico de Ensino Básico: Marciomar Jesus dos Sant

os

Equipe Semece: Eliane Silveira da Paz

                              Jaine Coutinho

                              Marcia Rossi da Silva

                              Taynara Viera

Elaboração do Projeto: Acir Ribeiro da Silva

                                       Marcia Rossi da Silva

  • JUSTIFICATIVA

A comemoração do dia da Independência é importante não somente por tratar-se de uma data cívica, mas por ser um momento de reflexão sobre o que é ser patriota e a importância desse sentimento para os brasileiros. É também um momento para conhecer a história do nosso país, e como cada um dos momentos são importantes para a constituição da nação brasileira.

  • OBJETIVOS
  • OBJETIVO GERAL

 Despertar nos alunos e na comunidade escolar o amor e o respeito pela cidade, pelo estado e pela Pátria

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Incentivar o espírito patriótico nos alunos;
  • Trabalhar a compreensão de fatos históricos;
  • Refletir sobre o que é ser patriota;
  • Estimular atitudes de respeito aos símbolos nacionais;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer a história do país e o significado da proclamação da independência;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Trabalhar cores, texturas e formas geométricas;
  • Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
  • Conhecer quais são os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.
  • METODOLOGIA

 Roteiro de 7 DE SETEMBRO

1º MOMENTO

Bom dia, senhoras, senhores… Em nome da (Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação iniciamos neste momento o desfile em comemoração ao 7 DE SETEMBRO, com o objetivo de

(Breve histórico do evento)

O Dia da Proclamação da Independência do Brasil é celebrado na data de 7 de setembro. Dia histórico em que o Brasil se tornou independente, livre da influência política, administrativa e econômica dos colonizadores, sobretudo de Portugal.

Em tal data, relatam os historiadores, D. Pedro I, às margens do Ipiranga, em São Paulo, proclamou a Independência do Brasil, fazendo assim com que este deixasse de ser uma colônia.

Os motivos que levaram D. Pedro I a tomar tal atitude foram, segundo os especialistas, a grande vontade da elite brasileira em conquistar a independência, não só política, mas também econômica, cultural e social; o desgaste do sistema econômico implantado, na época, pela Coroa Portuguesa, em que se cobrava altos impostos e impunha restrições aos nativos; ela também se mostrou como uma tentativa de Portugal recolonizar o Brasil, diante do insucesso da primeira oportunidade, porém, sem sucesso — como a própria realidade do país, atualmente, cuida de apresentar.

O principal movimento que fez parte desse ato ficou conhecido como o Dia do Fico, em referência ao comportamento adotado pelo então D. Pedro I diante da exigência feita pela Coroa Portuguesa, que solicitou o seu retorno imediato. O Imperador não obedeceu e afirmou que ficaria no Brasil.

Antes de proclamar a independência do Brasil, D. Pedro I tomou várias medidas com a finalidade de preparar o país para receber tal processo, como: a organização da Marinha de Guerra; reunião entre os constituintes; a solicitação de retorno das tropas portuguesas; e, por fim, visitações em estados como São Paulo e Rio de Janeiro para acalmar os ânimos que colocavam em risco o seu empreendimento.

Saudamos as autoridades aqui presentes,

– Prefeito: Marcicrênio Ferreira da Silva,

-Secretaria de educação: Acir Ribeiro da Silva

– Presidente da Câmara dos Vereadores: Paulo Ferrari

-Diretores, Vice-diretores, alunos, professores, servidores em geral, imprensa e a comunidade aqui presente.

2º MOMENTO

Abrilhantando nosso evento

A Escola Estadual Felipe Camarão trazendo a fanfarra

as Escolas Municipais Geone Silva Ferreira e,

Orlindo Gonçalves da Rocha

Creche Municipal Professora Therezinha De Jesus Vieira Carline

Secretaria de Ação Social- CRASS

3º MOMENTO (desfile)

A ESCOLA ESTADUAL FELIPE CAMARÃO TRAZENDO A FANFARRA

A Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Felipe Camarão criada pelo decreto nº 4018 de 08/12/1988. Sob a direção de Nilvan Antunes  Atendendo hoje uma faixa de 581 alunos, distribuídos em três turnos: matutino , vespertino e noturno de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de 09 anos e 1º ao 3° ano do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos ( EJA- Presencial), atendendo o Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e ensino Médio (1º ao 3º ano)

Traz o tema “Brasil: Diversidade cultural e regional”

– Os alunos portam as 26 bandeiras estaduais do nosso país, mas a do Distrito Federal exaltando a nossa diversidade Cultural dividido em 5 regiões.

– Além da apresentação da Fanfarra ALCATÉIA projeto que vem sendo executado para a participação do Festival Estudantil Rondoniense de Arte (FERA), composta por 25 alunos. que contam com o apoio da Prefeitura Municipal em conjunto com Secretaria de Educação e Usina Boa Esperança para aquisição e empréstimo dos instrumentos.

ESCOLAS MUNICIPAIS GEONE SILVA FERREIRA

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Geone Silva Ferreira, foi criada em 24/11/2000 e visa primordialmente, a produção de conhecimento no espaço das relações ensino aprendizagem.

Hoje a Escola Geone Silva Ferreira conta em sua estrutura 17 turmas de Ensino Infantil e Fundamental, na qual conta com 330 alunos matriculados. Onde se diferencia com Sala de Laboratório de Informática, Sala de Leitura, e Sala de Apoio a Educação Especial.

Tendo Hoje como gestores, Professora Maria Aparecida Fernandes Lima ( Cida) e Adriani Ronconi, Lembrando ainda que tem uma equipe de profissionais trabalhando com disposição e dedicação assegurando assim um futuro promissor.

O compromisso da Escola Geone Silva Ferreira com a Educação e a Cultura, se traduz num trabalho de reflexão constante.

O aluno é a razão de ser da proposta pedagógica. Isso significa que cabe a escola propiciará criança a aquisição e a produção de conhecimento, respeitando a sua individualidade. Os valores básicos da escola são questões fundamentais para a plena realização da proposta educacional.

CAPOEIRA

O Capoeira funciona desde 2008 tendo conseguido documentação definitiva em 22/08/2011. Trabalha com crianças e jovens e adultos tendo em vista ser a Capoeira um genuinamente brasileiro, e que requer para seu aprendizado um estudo profundo de demais disciplinas do currículo escolar básico, como História e Geografia; – Favorecer e enriquecer a cultura popular Brasileira.

ORLINDO GONÇALVES DA ROCHA

A Escola Orlindo Gonçalves da Rocha localizada no Distrito de Novo Paraiso Criada pelo Decreto 062/00/GP de 10 de março de 2000. Tem Como patrono o Senhor Orlindo Gonçalves da Rocha um dos pioneiros dessa região, corajoso desbravador que veio colonizar essas terras nos anos 70.

Atualmente essa Escola conta com 117 alunos, sendo 18 alunos da Educação Infantil e 99 do Ensino Fundamental. Funciona nos períodos matutino e vespertino. Sendo a diretora a senhora Marlene Vieira da Silva e sua equipe com 23 funcionários (professores, motoristas e técnicos de apoio).

Tem como missão “Oferecer ensino de qualidade, garantir o acesso e a permanência doa alunos, formando cidadãos autônomos, críticos e competentes, seres capazes de tomar decisões coerentes, para que sejam formadores de opiniões e não um mero refletor de pensamentos alheios”.

 Vem trabalhando o Tema: BIODIVERSIDADE- a variedade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

Na sequência apresentam-se:

Pré-Escola (Professora Maria Tomé)

Apresentando alguns animais da fauna brasileira. Alguns correm o risco de extinção.

NÃO AO TRAFEGO DE ANIMAIS. SALVE A NOSSA FAUNA.

É o cartaz que traz para conscientização.

1º ANO (Professora Selma)

Apresentando cartaz

“A NATUREZA NÃO FAZ MILAGRES, FAZ REVELAÇÕES. PRESERVE!

2º ANO (Professora Albenizia)

Carregando a Faixa:

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL É CONSTRUÍ A CADA DIA COM O NOSSO COMPROMISSO POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR E MAIS IGUALDADE SOCIAL.

3° ANO (Professor José Eude)

Carregando a Faixa

MANTENHA VIVA NOSSA FAUNA E FLORA

AÇÃO SOCIAL

A secretaria Municipal em apoio a Secretaria de ação Social e ao CRASS está hoje atendendo nas sextas feiras mais de 50 idosos e nas terças e quartas feiras mais de 80crianças e adolescentes.

Esse público é do serviço de convivência

As atividades da Ação social variam em passeios ao balneário, cinema em Cacoal, atividades lúdicas, Projeto fanfarra da Terceira idade e projeto “O que você quer ser quando crescer “

CRECHE

O Centro Municipal De Educação Infantil Professora Therezinha de Jesus Vieira Carline Vem representando as cores da Bandeira da Nossa Pátria.

 Essas cores tem um significado especial e representa as coisas mais valiosas que ajudaram a fundar o Brasil.

O Branco significa o desejo pela PAZ

O azul simboliza o céu e os rios brasileiros

O amarelo, simboliza as riquezas do país

O verde simboliza as matas, a rica floresta brasileira

4º MOMENTO

Abrilhantando nosso evento com

(Apresentação de capoeira)

5º MOMENTO

Saudamos nesse momento as autoridades aqui presentes e convidamos para pronunciamento

  1. Prefeito Marcicrênio Ferreira da Silva

(Discurso)

Convidamos também 

  • Secretaria de Educação Acir Ribeiro da Silva

(Discurso)

3 Presidente da Câmara dos Vereadores: Paulo Ferrari

(Discurso)

Registramos e agradecemos a presença de:

Vereadores, Secretário de Obras, Secretário da Ação social, Secretário de Saúde, Coordenadora da Seduc Eliane

Saudamos ainda as demais autoridades, de forma especial aos coordenadores, vice-diretores, alunos, professores, servidores, imprensa e a comunidade aqui presente.

Convidamos a todos para ouvirmos o

Hino Nacional Brasileiro,

Hino de Rondônia

Hino da Independência

Agradecendo a presença de todos, damos por encerrada este nosso desfile de sete DE SETEMBRO.

Bom sábado a todos

( Após aviso no som, todos se encaminham para a E.M.E.I.E.F Geone Silva Ferreira para o lanche direcionado a todos os participantes )

  • RECURSOS

Carro de som

Locutor

Água

Ônibus

Lanche

Cartazes e faixas

Policia Militar

Serviço de saúde

Bandeira do Brasil

Bandeira de Rondônia

Bandeira de São Felipe 

Pen Drive com Hino

Fanfarra

Alunos

Comunidade

Escolas Municipais e Estaduais

CRASS

APAE

Ação Social

Motoristas

Monitores

Professores

Direção e vice direção

  •  CRONOGRAMA
Atividades  Data Horário de Início Horário de Término Local de realização das atividades
Convite para escolas / APAE/ CRASS 02/08/2019 09h 30h 11h 25 SEMECE
Reunião para organização do Desfile 05/08/2019 09h 30h 11h 25 SEMECE
Desfile 07/09/2019 08h 25h 11h Vias publicas

ANEXOS

Rolar para cima
Pular para o conteúdo